The Project
Products
Learning Scenarios

Seminars

Seminário DROIDE II – Os robots na Educação Matemática e Informática.
Realizado no Funchal nos dias 7 e 8 de setembro de 2012, o seminário teve a duração de 10 horas. Teve como destinatários professores de Matemática e Informática do Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira. Os principais propósitos do Seminário foram: divulgar a ferramenta tecnológica - robots; favorecer a realização de experiências que permitiram a montagem, programação e teste de robots para desempenharem tarefas e resolverem determinados problemas; apresentar e discutir os cenários de aprendizagem criados e implementados em diferentes contextos de aprendizagem, no âmbito do projeto DROIDE II; discutir as potencialidades da utilização destes artefactos tecnológicos no desenvolvimento da competência matemática/informática dos alunos nas práticas escolares; favorecer a realização de experiências que permitam aos professores de matemática/informática tornarem-se mais confiantes na utilização desta ferramenta tecnológica na sua prática letiva e favorecer a criação de oportunidades de reflexão acerca da educação matemática e informática com tecnologias.

Vídeo

Seminário de Robótica Educativa.
Realizado em Lisboa a 13 de janeiro de 2010, teve como destinatários professores do Ensino Básico e Secundário.
Organizado pelo Centro de Competência em Tecnologias e Inovação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, incluiu duas comunicações relaizadas por dois membros do Projeto DROIDE II.

A primeira comunicação "Porquê robótica educativa?" assumiu como principal objetivo apresentar sobre as potencialidades da robótica educativa. Com base em trabalhos já desenvolvidos com robots em contexto de sala de aula, discutiu-se o desenvolvimento profissional que resultou da trasnformação das práticas docentes que coloca em discussão uma nova conceção de escola.
Identificaram-se como potencialidades da robótica educativa na aprendizagem i) proporcionar aos alunos novas formas de aprender; ii) motivar os alunos a construir os seus próprios modelos.

A segunda comunicação "Robótica Educativa: do currículo à educação para o Século XXI" teve como foco refletir quais os problemas essenciais dos próximos anos e que competências necessitam alunos e professores de adquirir para os abordar. Esta reflexão não pretendeu ser apenas um exercicio mas um convite a pensar com tempo e profundidade sobre esta questão, pretendendo acima de tudo que cada um dos professores presentes desse mais sentido à sua atividade como docente, fazendo um esforço por perceber o quão os curriculos atuais estão deslocados da missão da escola (ajudar a preparar os cidadãos do futuro). Mais

Galeria

home contacts Team HOME contacts