company
products
Scenarios
careers


 

Elsa Maria Santos Fernandes (Coordinator)
elsa(at)uma.pt
Comecei por ser professora de Matemática no Ensino Básico e Secundário. Daqui emerge a necessidade de compreender melhor o fenómeno da aprendizagem. Esta necessidade levou-me a um Mestrado e depois a um doutoramento em Educaçao – área de Didáctica da Matemática. Pelo caminho mudei-me para a Universidade da Madeira onde lecciono desde 1997 no Centro de Competência de Ciencias Exatas e da Engenharia. Tenho pertencido a equipas de investigaçao de vários projetos financiados (Cultura, Matemática e Cogniçao: Pensar a Aprendizagem em Portugal e Cabo Verde, Participar, Learn). Coordenadora do Projeto CEM – programa de formaçao de professores de matemática (do 1º ciclo ao 9º ano) e do Projeto DROIDE II – os robots em educaçao matemática e informática. O grande interesse pelas questoes sociais, culturais e políticas da educaçao levou-me às Teorias da Aprendizagem Situada, Teoria da Atividade e Educaçao Matemática Crítica.

 

 

 

 

Alcione Santos
alcione(at)uma.pt
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande; especialista em Educaçao Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil; mestre em Educaçao Multimédia pela Universidade do Porto. Doutoramento em Matemática, na especialidade de Ensino da Matemática, pela Universidade da Madeira (2013), onde atua como docente desde o ano 2000.

 

Cristina Lopes
crislopes(at)uma.pt
Mestre em Ensino da Matemática, com ramo de especializaçao em Matemática para o Ensino, pela Universidade da Madeira. Doutoranda em Matemática – Ensino da Matemática, pela mesma universidade. Professora de Matemática do 3º. Ciclo e Secundário, a exercer funçoes, desde 2006, como formadora no projeto CEM – Construindo o Exito em Matemática, Programa de formaçao contínua de professores de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico, uma parceria da Direção Regional de Educação da Madeira e da Universidade da Madeira.

 

 

 

Eduardo Fermé
ferme(at)uma.pt
Licenciado em Ciências da Computaçao pela Universidade de Buenos Aires em 1991. Doutorado Ciências da Computaçao pela Universidade de Buenos Aires em 1999. Em 2011 doutorou-se também em Philosophy pelo Royal Institute of Technology (KTH). É professor Associado com Agregaçao do Centro de Competência em Ciencias Exatas e Engenharia da Universidade da Madeira. Em 2013 tornou-se membro do Centro de Inteligencia Artificial da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (CENTRIA). As sua áreas de interesse na investigaçao são: Belief Revision, Knowledge Representation and Reasoning, Defeasible Reasoning, Robots in Education.

 

João Filipe de Lacerda Matos
jfmatos(at)ie.ul.pt
Professor Catedrático e Presidente da Assembleia do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde coordena a Área de Currículo, Didática e Formaçao de Professores. É presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education e membro do conselho editorial da revista Mathematical Thinking and Learning. Coordena o E-learning Lab e o Centro de Competência em Tecnologia e Inovaçao da Universidade de Lisboa.

 

Luís Gaspar
luis.o.baga(at)gmail.com
Licenciado em Ensino da Informática e Mestre em Engenharia Informática. É professor de Informática do 3.º Ciclo e Secundário e esteve requisitado na Universidade da Madeira  entre  2004 e 2012 a leccionar disciplinas nas licenciaturas Ensino da Informática e Engenharia Informática. É membro do projeto DROIDE desde 2006.

 

Madalena Santos
mpsantos(at)fc.ul.pt
Dedicada ao longo de vários anos à educaçao - como professora de Matemática do 3º. ciclo, formadora de professores e membro de equipas de Centro de Competência da FCUL (em várias nomenclaturas - Minerva, Nónio, Crie, ...) - e participando em vários projetos de investigaçao em educaçao assume como foco principal a necessidade de melhor compreensao do fenómeno da aprendizagem particularmente interessada nas abordagens socioculturais (por exemplo, a Cogniçao Situada e a Teoria da Atividade). Finalmente na reforma posso dedicar-me quase só ao que sinto que é relevante.

 

 

Paula Rolo Abrantes
pcabrantes(at)ie.ul.pt

Professora de Informática do Ensino Secundário, dedicou-se nos últimos quatro anos a Formaçao Inicial de Professores de Informática, desempenhando as funçoes de Assitente Convidada na Universidade de Lisboa para lecionar Didática de Informática e Iniciaçao a Prática Profissional de Informática, no Mestrado em Ensino de Informática. Foi membro do Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A participaçao em vários projetos de robótica, criou a necessidade de melhor entender a utilizaçao de robots em contextos formais e informais de aprendizagem, o que a levou a frequentar o Mestrado em Educaçao, na especializaçao TIC e Educaçao do qual resultou a dissertaçao "Aprender com Robots". É doutoranda na Universidade de Lisboa do doutoramento em Educação na especialidade TIC na Educação.

 

 

Sónia Martins
smpcm(at)netmadeira.com
Professora de Matemática do 3º. Ciclo e Secundário. Exerce desde 2006 funçoes como formadora no projeto CEM, programa de formaçao contínua de professores de Matemática, parceria da Direção Regional de Educação da Madeira e da Universidade da Madeira. Mestre em Ensino da Matemática com ramo de especializaçao em Matemática para o Ensino, é doutoranda na Universidade da Madeira na área do Ensino da Matemática, sendo que a investigaçao desenvolvida revela preocupações relacionadas com a aprendizagem em ambiente escolar, quando são utilizados robots em dinâmicas de trabalho de projeto com alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico.

 

home contact HOME contact