|
|
Elsa Maria Santos Fernandes (Coordinator)
elsa(at)uma.pt
Comecei por ser professora de Matemática no Ensino Básico e Secundário. Daqui emerge a necessidade de compreender melhor o fenómeno da aprendizagem. Esta necessidade levou-me a um Mestrado e depois a um doutoramento em Educaçao – área de Didáctica da Matemática. Pelo caminho mudei-me para a Universidade da Madeira onde lecciono desde 1997 no Centro de Competência de Ciencias Exatas e da Engenharia. Tenho pertencido a equipas de investigaçao de vários projetos financiados (Cultura, Matemática e Cogniçao: Pensar a Aprendizagem em Portugal e Cabo Verde, Participar, Learn). Coordenadora do Projeto CEM – programa de formaçao de professores de matemática (do 1º ciclo ao 9º ano) e do Projeto DROIDE II – os robots em educaçao matemática e informática. O grande interesse pelas questoes sociais, culturais e políticas da educaçao levou-me às Teorias da Aprendizagem Situada, Teoria da Atividade e Educaçao Matemática Crítica. |
|
Alcione Santos
alcione(at)uma.pt
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande; especialista em Educaçao Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil; mestre em Educaçao Multimédia pela Universidade do Porto. Doutoramento em Matemática, na especialidade de Ensino da Matemática, pela Universidade da Madeira (2013), onde atua como docente desde o ano 2000. |
|
Cristina Lopes
crislopes(at)uma.pt
Mestre em Ensino da Matemática, com ramo de especializaçao em Matemática para o Ensino, pela Universidade da Madeira. Doutoranda em Matemática – Ensino da Matemática, pela mesma universidade. Professora de Matemática do 3º. Ciclo e Secundário, a exercer funçoes, desde 2006, como formadora no projeto CEM – Construindo o Exito em Matemática, Programa de formaçao contínua de professores de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico, uma parceria da Direção Regional de Educação da Madeira e da Universidade da Madeira. |
|
Eduardo Fermé
ferme(at)uma.pt
Licenciado em Ciências da Computaçao pela Universidade de Buenos Aires em 1991. Doutorado Ciências da Computaçao pela Universidade de Buenos Aires em 1999. Em 2011 doutorou-se também em Philosophy pelo Royal Institute of Technology (KTH). É professor Associado com Agregaçao do Centro de Competência em Ciencias Exatas e Engenharia da Universidade da Madeira. Em 2013 tornou-se membro do Centro de Inteligencia Artificial da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (CENTRIA). As sua áreas de interesse na investigaçao são: Belief Revision, Knowledge Representation and Reasoning, Defeasible Reasoning, Robots in Education. |
|
João Filipe de Lacerda Matos
jfmatos(at)ie.ul.pt
Professor Catedrático e Presidente da Assembleia do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde coordena a Área de Currículo, Didática e Formaçao de Professores. É presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education e membro do conselho editorial da revista Mathematical Thinking and Learning. Coordena o E-learning Lab e o Centro de Competência em Tecnologia e Inovaçao da Universidade de Lisboa. |
|
Luís Gaspar
luis.o.baga(at)gmail.com
Licenciado em Ensino da Informática e Mestre em Engenharia Informática. É professor de Informática do 3.º Ciclo e Secundário e esteve requisitado na Universidade da Madeira entre 2004 e 2012 a leccionar disciplinas nas licenciaturas Ensino da Informática e Engenharia Informática. É membro do projeto DROIDE desde 2006. |
|
Madalena Santos
mpsantos(at)fc.ul.pt
Dedicada ao longo de vários anos à educaçao - como professora de Matemática do 3º. ciclo, formadora de professores e membro de equipas de Centro de Competência da FCUL (em várias nomenclaturas - Minerva, Nónio, Crie, ...) - e participando em vários projetos de investigaçao em educaçao assume como foco principal a necessidade de melhor compreensao do fenómeno da aprendizagem particularmente interessada nas abordagens socioculturais (por exemplo, a Cogniçao Situada e a Teoria da Atividade). Finalmente na reforma posso dedicar-me quase só ao que sinto que é relevante.
|
|
Paula Rolo Abrantes
pcabrantes(at)ie.ul.pt
Professora de Informática do Ensino Secundário, dedicou-se nos últimos quatro anos a Formaçao Inicial de Professores de Informática, desempenhando as funçoes de Assitente Convidada na Universidade de Lisboa para lecionar Didática de Informática e Iniciaçao a Prática Profissional de Informática, no Mestrado em Ensino de Informática. Foi membro do Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A participaçao em vários projetos de robótica, criou a necessidade de melhor entender a utilizaçao de robots em contextos formais e informais de aprendizagem, o que a levou a frequentar o Mestrado em Educaçao, na especializaçao TIC e Educaçao do qual resultou a dissertaçao "Aprender com Robots". É doutoranda na Universidade de Lisboa do doutoramento em Educação na especialidade TIC na Educação.
|
|
Sónia Martins
smpcm(at)netmadeira.com
Professora de Matemática do 3º. Ciclo e Secundário. Exerce desde 2006 funçoes como formadora no projeto CEM, programa de formaçao contínua de professores de Matemática, parceria da Direção Regional de Educação da Madeira e da Universidade da Madeira. Mestre em Ensino da Matemática com ramo de especializaçao em Matemática para o Ensino, é doutoranda na Universidade da Madeira na área do Ensino da Matemática, sendo que a investigaçao desenvolvida revela preocupações relacionadas com a aprendizagem em ambiente escolar, quando são utilizados robots em dinâmicas de trabalho de projeto com alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico.
|
|
|