Candidaturas às Licenciaturas

vagas


Concurso Nacional de Acesso 132 vagas
Matemática OU [Matemática E (Física e Química)]

 
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Licenciatura
3 anos - 180 ECTS
Matemática

Empregabilidade Geral
(flexibilidade, formação ao longo da vida)

vagasmestrados

Candidaturas aos Mestrados

  • Prazo: de 1 a 31 de Agosto.
  • Documentos:
    • Curriculum Vitae;
    • Cópia do certificado de habilitações (com as disciplinas discriminadas e respectivas classificações);
    • Formulário de candidatura (disponível em: Formulário.doc);
    • Outros certificados que considere úteis para demonstrar as habilitações e currículo.
  • Calendário:
    1. Entrega de candidaturas: 1 de Agosto a 14 de Setembro;
    2. Afixação da selecção dos candidatos: 18 de Setembro;
    3. Período de Reclamações: 19 a 25 de Setembro;
    4. Matrículas: 23 a 28 de Setembro;
    5. Início previsto para o curso: 1 de Outubro.
  • Habilitações de acesso: licenciatura em área científica afim à do curso de mestrado a que se candidata
  • Planos de Estudos: planos de estudos recomendados e aprovados pela DGES para os 2º ciclos de Bolonha disponíveis aqui.

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Mestrado
2 anos - 120 ECTS
Matemática Ensino Matemática Ensino Informática Engenharia Informática Engenharia Telecomunicações e Redes Engenharia Civil

Profissionalização
(acreditação profissional, especialização, reconversão)
  

Plano de Estudos @ DME

O modelo de educação liberal implica um sistema de acesso que facilite a flexibilidade do percurso curricular do aluno, em particular permitindo a liberdade de escolha da licenciatura até ao final do primeiro ano de estudos. O acesso às licenciaturas do DME é feito através de um único acesso em bloco com as seguintes provas específicas: Matemática OU (Matemática e Física e Química).
Os créditos ECTS são as unidades de medida do trabalho desenvolvido pelo estudante, incluindo a frequência de unidades curriculares obrigatórias e opcionais, a realização de trabalhos práticos, projectos de fim de estudos e estágios, bem como o tempo de estudo. A duração dos cursos de Licenciatura é definida em torno de 180 ECTS; a dos Mestrados em torno de 120 ECTS.

Licenciaturas (Primeiros Ciclos)


DIS1-0
DIS1-1
DIS1-0
DIS1-2
DIS1-0
DIS1-3

Mestrados (Segundos Ciclos)

Mestrado em Matemática

MM

Mestrado em Engenharia Informática

MEI

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Redes

METR

Mestrado em Engenharia Civil

MEC

O Processo de Bolonha

A reforma que é agora imposta às Universidades nacionais e europeias, no âmbito do processo de Bolonha, tem sido traduzida na maior parte das instituições nacionais e europeias na adopção de um modelo de 3 ciclos estruturado, com raras excepções, em 3+2+3 anos de estudos superiores conducentes aos graus de “Licenciado”, “Mestre” e “Doutor” já definidos por lei em Portugal.
Esta reforma levou ao objectivo de adopção de um modelo de Ensino/Aprendizagem que promova na UMa a transição do actual sistema baseado na transmissão de conhecimentos para um sistema baseado no desenvolvimento de competências.

A acreditação de um curso é um processo voluntário, não-governamental de revisão pelos pares. Requer a uma instituição educacional ou a um determinado programa que cumpra e atinja certos critérios bem definidos, de uma forma normalizada.

Critérios de Acreditação

[fonte: ABET.org, a organização de acreditação reconhecida para programas universitários a nível das ciências aplicadas, engenharia e tecnologia]

  • Capacidade para aplicar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia [ABET, 3a]
  • Capacidade para desenhar e conduzir experiências, analisar e interpretar dados assim como relatar resultados [ABET, 3b]
  • Capacidade para desenhar um sistema, componente ou processo seguindo especificações [ABET, 3c]
  • Capacidade de actuar em equipas multi-disciplinares [ABET, 3d]
  • Capacidade de identificar, formular e resolver problemas de engenharia [ABET, 3e]
  • Compreensão das responsabilidades profissionais e éticas [ABET, 3f]
  • Capacidade de eficaz comunicação oral, escrita e visual [ABET, 3g]
  • Aquisição de uma educação abrangente e conhecimento de assuntos contemporâneos necessários à compreensão do impacto das soluções de engenharia num contexto social global [ABET, 3h,j]
  • Capacidade de utilização das técnicas e ferramentas modernas necessárias à prática da engenharia e reconhecimento da necessidade de aprendizagem constante ao longo da vida, a fim de manter a eficácia num clima contínuo de tecnologias emergentes [ABET, 3i,k]

Sobre a Matemática e a Engenharia

“Do not worry about your difficulties in Mathematics. I can assure you mine are still greater.”
ALBERT EINSTEIN



O DME produz engenheiros e matemáticos capazes de aplicar técnicas e conhecimento a um vasto leque de problemas, capazes de se adaptarem facilmente aos rápidos avanços tecnológicos que se verificam diariamente na indústria.

Perguntas frequentes sobre os cursos de Matemática e Engenharias
Posso licenciar-me em 3 anos?
E tirar um Mestrado em 5?
Sim! Oficialmente, o plano de estudos seguirá em 2006-2007 os 5 anos mas na prática os estudantes que entrem neste ano seguirão o novo modelo de Bolonha (3+2).
Qual a quantidade de trabalho que espero encontrar? Os professores do DME dedicam tempo significativo dos seus horários ao atendimento personalizado dos alunos. No relatório de avaliação do curso de LEET em 2002, por exemplo, foi referido “um corpo docente jovem, empreendedor, entusiástico e com grande capacidade de entrega, que tem vindo a construir uma visão clara do que é possível e desejável para a Região da Madeira”. Os estudantes podem contar com um volume de trabalho típico de cerca de 10 horas de trabalho por semana numa disciplina, incluindo as horas de aulas.
Qual a diferença, no contexto da Matemática ou Engenharia, entre um curso convencional e um curso seguindo o modelo de educação liberal? No DME, que segue o modelo de educação liberal, todos os requisitos de acreditação são cumpridos, mas simultaneamente há espaço para, consoante o estilo e interesse do aluno, educar no geral para um vasto leque de disciplinas, produzindo assim uma nova geração de “engenheiros renascentistas”: com o fundamento e a prática necessários a grandes projectos, mas também com conhecimentos e princípios baseados nas humanidades e nas ciências sociais.

Design de Media Interactivos

LDMI
Topo: Exemplos de medias interactivos. Em baixo, novos media e ambientes interactivos..

A produção no campo dos media baseados na Web e media interactivos é hoje um sector em rápida expansão. O desenvolvimento e aplicação comercial das novas tecnologias abriu novas oportunidades para a aplicação de media interactivos, abrangendo actualmente as áreas da televisão interactiva, ambientes on-line, redes móveis, computação difundida, e edifícios inteligentes. É a capacidade para forjar uma combinação fundamental de aspectos chave dos processos criativos com potencial para serem bem sucedidos que irá caracterizar o licenciado por este curso. Deste modo, a área principal deste curso situase entre o design, a tecnologia, e a psicologia.

Os designers formados pelo DME terão a capacidade de:

  • desenvolver competências técnicas que permitam uma abordagem metodológica estruturada das diversas etapas do processo de Design e uma atitude profissional no desenvolvimento dos processos criativos;
  • desenvolver a capacidade para avaliar as questões ligadas ao design, e os seus produtos de um modo crítico, contextualizando histórica e sociologicamente os aspectos inovadores.

Visite o sítio do curso em http://dme.uma.pt/ldmi/

Engenharia Informática

LEI
Topo: o EDSAC, o primeiro computador a operar um serviço de computação regular (1949). Em baixo, uma interface tangível para simular operações de salvamento (2006).

A Engenharia Informática está actualmente presente em todas as áreas essenciais ao progresso económico e social. Quer seja a desenvolver ferramentas de visualização de informação, sistemas de controlo de tráfego aéreo ou escalonamento de ambulâncias, é uma engenharia com um determinante impacto sobre as decisões que afectam o nosso quotidiano. É uma actividade colaborativa, interdisciplinar, que requer competências transversais a nível da gestão, tecnologia, liderança e imaginação.

“Ultimately, the true pace of change is not dictated by the evolution of science or technology or of ideas, but by the capacities of humans and human social systems to accommodate change.”
LARRY CONSTANTINE
SOFTWARE ENGINEERING PIONEER
CONSULTANT & INDUSTRIAL DESIGNER
INVITED FULL PROFESSOR, DME, UNIVERSITY OF MADEIRA

Os engenheiros informáticos formados pelo DME terão a capacidade de:

  • conceber, modelar, desenvolver, operar e manter aplicações informáticas, sistemas de informação, arquitecturas computacionais e redes de dados;
  • lidar com complexidade e abstracção, sendo capazes de se adaptar facilmente às mudanças tecnológicas constantes nesta área.

Engenharia Electrónica e Telecomunicações

LEET
No topo, a antena de Santa Rita (Funchal), que foi substituída pelos cabos de rede submarinos que intersectam a Madeira (em baixo).

Os especialistas em Engenharia Electrónica e Telecomunicações estão vocacionados para a análise, especificação, projecto, industrialização, comercialização e utilização de produtos e serviços que utilizam tecnologias como a electrónica, as telecomunicações e redes de computadores como base e as tecnologias de informação como suporte.

Os Engenheiros de Electrónica e Telecomunicações do DME estarão habilitados a:

  • Desempenhar funções de planeamento e projecto dos Sistemas de Telecomunicações, da Engenharia de Redes de Comunicação, Electrónicos (analógicos e digitais) e Processamento de Sinal;
  • Desempenhar funções técnicas de implementação e manutenção de sistemas de informação;
  • Promover a investigação e o desenvolvimento tecnológico aplicado em Sistemas de Telecomunicações e Redes de Computadores.

Engenharia Civil

LC
Topo: ponte na Madeira dos anos 20. Em baixo, ponte actual na ribeira dos Socorridos.

A Engenharia Civil tem um papel significativo na construção da sociedade moderna para um futuro sustentável. Lida com o projecto, construção, gestão e manutenção das infra-estruturas de que a sociedade depende. Além dos edifícios onde vivemos e trabalhamos e das estradas e pontes que utilizamos diariamente, a sociedade também depende dos engenheiros civis para o fornecimento de água limpa, energia, gestão dos resíduos e protecção do meio ambiente.

”Simplicity is the ultimate sophistication.”
LEONARDO DA VINCI

Os engenheiros civis formados pelo DME terão a capacidade de:

  • realizar obras eficientes e esteticamente aceitáveis, com a aplicação de métodos científicos, através de uma gestão equilibrada dos recursos disponíveis;
  • estar preparados para a aprendizagem ao longo da vida, a qual permitirá fortalecer as suas capacidades de resolver, com sucesso e eficácia, os desafios que a evolução da sociedade inevitavelmente colocará.

Matemática

Matemática
Topo: ilustração sobre um método de triangulação de Descartes. Em baixo, um fractal de sistema de funções iteradas.

A Matemática é uma disciplina vasta, teórica, que forma a base da maioria da actual ciência e tecnologia. Os matemáticos são profissionais muito particulares que podem conduzir a sua carreira em inúmeros lugares.

Os especialistas em matemática formados pelo DME estão particularmente aptos a:

  • desempenhar funções de modelação, tratamento e análise de dados e assessoria em projectos de decisão nos quadros de empresas das mais variadas naturezas;
  • seguir uma carreira mais virada para a investigação, como a universitária;
  • leccionar Matemática para o Ensino Secundário e para o 3° ciclo do Ensino Básico;

Testemunhos

Luis Abreu

Luís Abreu
Engenheiro de Sistemas e Computadores
(autor do livro ASP.NET 2.0 Curso Completo)

“Actualmente, a UMa é uma das boas universidades existentes no nosso país. Como antigo aluno desta instituição, tem sido com enorme prazer que tenho acompanhado a evolução da universidade ao longo dos anos.

Para além de melhorias significativas no corpo docente (que a colocam ao nível do que melhor há no país), a universidade soube também dotar-se de melhores instalações que fornecem muito boas condições para a aprendizagem.

Para além das infra-estruturas, a universidade providencia ainda um bom ambiente académico, onde os novos alunos se integram sem qualquer tipo de dificuldade.

Por tudo isto, a UMa é uma hipótese a considerar para quem quer obter qualidade no ensino superior.”

Fernando Rodrigues
Engenheiro de Sistemas e Computadores
NAV Portugal, E.P.E.

“Concluída em 2000 a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computadores na UMa, ingressei no mundo do trabalho numa empresa no sector do Turismo, que encarava os desafios do futuro, numa sociedade de informação, com determinação e ambição. Actualmente sou técnico de telecomunicações aeronáuticas na Nav Portugal, empresa responsável pelo tráfego aéreo em Portugal. Escusado será dizer que rigor, vanguarda e tecnologia são os ingredientes com que me deparo no começo de cada dia.

Hoje continuo a constatar que a formação, a partilha de conhecimentos, e a exigência intelectual proporcionadas pelo corpo docente e discente, bem como o ambiente quase familiar que a UMa com a sua pequena dimensão me proporcionaram, estão intimamente relacionadas com o modo como equaciono os problemas, com a qualidade das decisões que tomo, bem como com as soluções que procuro.

A qualidade das instalações, dos recursos humanos e dos conteúdos programáticos propostos, a abertura a sociedade civil através de estágios e colaborações, bem como o facto de continuar a proporcionar cursos de pós graduação, mestrados e doutoramento, permitiram-me encarar o futuro com confiança.

O sucesso obtido devo a esta instituição de excelência semeada no meio do oceano atlântico, que se propõe ajudar a traçar um rumo na descoberta do conhecimento de muitos que, como eu, com 18 anos deixamos o secundário com uma mão cheia de sonhos e ambição.”

Fátima Teixeira
Técnica Superior — Lic. Matemática
Serviço de Estatística e Apoio à Investigação
Centro Hospitalar do Funchal

“Porquê a Universidade da Madeira? Por várias razões, mas a principal foi sem dúvida a possibilidade de poder ficar em “casa”, pelas várias vantagens que isso permitia (financeiras, familiares, de habitação, ambiente, etc.). A minha licenciatura em Matemática (via cientifica), abriu-me imensas portas na área da investigação, bem como outras possibilidades deveras aliciantes. A maior diversidade em termos de licenciaturas providenciadas pela nossa Universidade, é uma riqueza para a nossa Região, e se der aos nossos jovens Aquilo que a mim foi dado, então não há que errar, a escolha é sem dúvida a Universidade da Madeira.”

Carreiras

Quanto vale um Curso?
Início de Carreira Topo de Carreira
Eng° de Telecomunicações 1000 2500
Programador de Sistemas 800-900 2000-2500
Consultor Informático 750-1000 2500
Administrador de Sistemas 600-700 1500-2000
Relações Públicas 750-850 1500-1750
Jornalista < 600 1000

Valores líquidos em EUR/mês.
Fonte: Expresso Emprego.

Especialistas em Engenharia Informática:

  • Serviços: banca, seguros, turismo, cultura, entretenimento;
  • Indústria: planeamento, concepção, produção e manutenção de sistemas de software e hardware;
  • Administração pública: central, regional e local;
  • Criação do próprio emprego: apoios governamentais e comunitários à inovação e empreendedorismo, grande viabilidade económica e potencial de sucesso e crescimento.

Especialistas em Engenharia Electrónica e Telecomunicações:

  • Serviços: banca, seguros, turismo, cultura, entretenimento;
  • Indústria: planeamento, concepção, industrialização e operação de sistemas de telecomunicações e redes;
  • Administração pública: central, regional e local;
  • Criação do próprio emprego: apoios governamentais e comunitários à inovação e empreendedorismo, grande viabilidade económica e potencial de sucesso e crescimento.

Especialistas em Engenharia Civil:

  • Profissão liberal e em gabinetes de estudos e projecto;
  • Firmas de construção e nos serviços da Administração Central e Regional;
  • Actuação em áreas tão diversas como o projecto de estruturas, a execução de obras de edifícios, geotecnia e fundações, hidráulica e vias de comunicação; o planeamento regional e urbano, a sustentabilidade e os impactos ambientais, sem esquecer as preocupações emergentes com a recuperação do património edificado e o reforço estrutural de pontes e viadutos, que constituem um dos principais mercados da indústria da construção na Europa.

Especialistas em Matemática:

  • Desempenho de funções técnicas, ou de assessoria em gabinetes de planeamento ou gestão corrente de empresas, em especial nas áreas da banca, seguros e serviços, desempenho de funções de técnico superior em gabinetes de estudos de instituições públicas, desempenho de actividades que envolvam o tratamento matemático de grandes volumes de informação, quer no âmbito de construção de modelos quer em problemas de previsão e investigação.