INF 1 02 - Programação Orientada por Objectos

Regente

Professor Doutor Nuno Nunes

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre programação orientada por objectos, em particular, os conceitos fundamentais do paradigma orientado por objectos, as técnicas e métodos de programação orientada por objectos, a linguagem de programação Java e noções básicas de modelação orientada por objectos ao nível do desenho e implementação de software.

Sinopse

Introdução: evolução dos paradigmas e linguagens de programação, motivação para a orientação por objectos, para a modelação OO e a programação OO. Conceitos básicos: conceitos e realidade, tipos, ligações entre conceitos. A estrutura estática (classes): o papel das classes como sistema de tipificação uniforme, classes simples e convenções básicas (diagramas de classes em UML). A estrutura de tempo de execução (objectos): classes e objectos, objectos como ferramenta de modelação, criação de objectos, referências e operações. Breves noções sobre gestão de memória: reclamar e libertar memória (recolha de lixo). Genericidade: genericidade horizontal e vertical, classes genéricas, arrays e vectores. Herança: poliformismo, tipificação, ligação dinâmica, operações e classes deferidas.Excepções: gestão de excepções e tolerância a falhas. A linguagem Java.