INF 2 03 - Interacção Humano-Computador

Regente

Professor Doutor Pedro Campos

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos sobre a Interacção-Homem Máquina, em particular os métodos, técnicas e tecnologias associadas ao desenvolvimento de sistemas interactivos fáceis de utilizar e centrados nos utilizadores.

Sinopse

Conceitos básicos da Interacção Homem-Máquina: definição, desafios, relevância, modelo conceptual e aspectos sociais e organizacionais. A engenharia da usabilidade e o desenho de interfaces com o utilizador: definição, objectivos e o ciclo de desenvolvimento. Modelos teóricos da Interacção Homem-máquina: modelos cognitivos, ciclo se interacção de Norman, princípios, regras e heurísticas. Desenvolvimento centrados nos utilizadores: desenho participado, observação de utilizadores, perfis de utilizador, modelos mentais e conceptuais, análise e modelação de tarefas, especificação por casos de utilização essenciais. Ferramentas de software: métodos de especificação de interfaces, ferramentas de especificação e avalicação. Desenho de interfaces com o utilizador gráficas: Java Swing. Desenho de interfaces gráficas para a Web: HTML, XHTML. DHTML e CSS. Tópicos avançados: manipulação directa e ambientes virtuais, trabalho cooperativo suportado por computador.